AEP / AET
Estudo e organização do ambiente de trabalho
Ergonomia é o estudo e organização do ambiente laboral na relação entre os colaboradores, máquinas e equipamentos, com o intuito de trazer conforto ao trabalhador e prevenir as doenças ocupacionais. É indicado para todas as empresas, independente do tamanho e grau de risco, estabelecendo parâmetros para adaptações considerando as características fisiológicas de cada pessoa, que devem ser adotadas para proporcionar o máximo de conforto e preservar a saúde e integridade física de seus colaboradores durante a jornada de trabalho.
O laudo de ergonomia é realizado através de estudos e metodologias desenvolvidas por médicos do trabalho, fisioterapeutas, engenheiros e técnicos em segurança do trabalho e incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, mobiliário, equipamentos e condições ambientais dos postos de trabalho da empresa.
Além de aumentar o conforto dos colaboradores, o laudo de ergonomia ajuda a prevenir possíveis ações judiciais decorrentes de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, melhorando as condições de saúde dos colaboradores e aumentando a produtividade da empresa.