Os exames periódicos são essenciais para avaliar a saúde física e mental do trabalhador, e orientá-lo sobre possíveis fatores de risco em seu ambiente de trabalho.
Através do exame médico periódico, é possível identificar sinais e sintomas precoces, diagnosticar doenças que podem ou não estar relacionadas ao trabalho, e agir positivamente na saúde do trabalhador através de orientações, medidas de prevenção, tratamento, entre outras maneiras.
São diretrizes do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional: rastrear e detectar precocemente os agravos à saúde relacionados ao trabalho; detectar possíveis exposições excessivas a agentes nocivos ocupacionais; definir a aptidão de cada empregado para exercer suas funções ou tarefas determinadas; subsidiar a implantação e o monitoramento da eficácia das medidas de prevenção adotadas na organização; subsidiar análises epidemiológicas e estatísticas sobre os agravos à saúde e sua relação com os riscos ocupacionais; subsidiar decisões sobre o afastamento de empregados de situações de trabalho que possam comprometer sua saúde; entre outras.
O exame médico periódico, dentro do universo corporativo, se trata de uma exigência prevista da Lei Trabalhista e regulamentada pela Norma Regulamentadora nº7 (NR7) do país e segue alguns critérios de acordo com o risco.
Caso tenha alguma dúvida ou precise de mais informações, entre em contato com a Vida Care pelo telefone: (11) 5087-0890.
Deixa um comentário